Colégios Vicentinos - Método Fônico

Método Fônico

Conheça o Método Fônico de alfabetização aplicado pelos Colégios Vicentinos.

[Método Fônico]

O Método Fônico é utilizado pelos Colégios Vicentinos desde 1987. Nesse método, as crianças do 1º ano do ensino fundamental aprendem a ler e a escrever a partir do conhecimento do som de cada letra e o mais importante, desenvolve a habilidade para interpretar o que está escrito.

Na aplicação do método, em sala de aula, o professor apresenta os sons das letras e as junções resultantes do encontro de dois o mais fonemas.

Depois dessa etapa, o aluno segue para a construção de frases até chegar a um texto complexo, sempre consciente do significado de tudo o que está escrito.

Para desenvolver esse trabalho com os estudantes,  os Colégios Vicentinos produzem material didático próprio e os professores são capacitados para utilizar todos os recursos disponíveis.

Com o objetivo de deixar as aulas mais dinâmicas e interessantes foi criado um filme com personagens que acompanham as crianças durante todo o processo de alfabetização. “Aconteceu na Floresta” tem 19 capítulos, que são exibidos em uma sala multimídia.

As informações adquiridas, de forma lúdica, com a ficção, são traduzidas em conteúdo para a alfabetização. Os principais resultados obtidos com o método são:

-Processo de alfabetização em menor tempo e maior qualidade;
-Crianças com leitura mais dinâmica, com maior fluidez e entendimento;
-Diminuição de erros ortográficos na escrita;
-Redações mais criativas, com maior coerência e coesão.

Para marcar o final da fase de Educação Infantil e a chegada ao Ensino Fundamental I, os estudantes participam de uma cerimônia de encerramento chamada "Rito de Passagem". Como se estivessem numa formatura, vestidos de beca e já aptos a ler e compreender textos, os alunos recebem, em vez de diploma, um livro para colocar em prática tudo o que aprenderam com o método fônico.

Veja o vídeo do Rito de Passagem clicando no link - https://www.youtube.com/watch?v=H3WmYjgJ2ak

[Castelinho de Areia - Nível I A]

Castelinho de Areia - Nível I A