Videoaulas

Eletroquímica.

Nessa aula, o professor Vanderlei Paulo usa uma questão do vestibular da Unesp como exemplo  para calcular a DDP de uma pilha simples, semelhante adotada por Alessandro Volta em 1800, e mostra como descobrir a equação global da reação.
Veja a questão:

(Unesp 2015) Em um laboratório didático, um aluno montou pilhas elétricas usando placas metálicas de zinco e cobre, separadas com pedaços de papel-toalha, como mostra a figura 1.
Utilizando três pilhas ligadas em série, o aluno montou o circuito elétrico esquematizado, a fim de produzir corrente elétrica a partir de reações químicas e acender uma lâmpada.

Com o conjunto e os contatos devidamente fixados, o aluno adicionou uma solução de sulfato de cobre CuSO4 aos pedaços de papel-toalha de modo a umedecê-los e, instantaneamente, houve o acendimento da lâmpada.

A tabela apresenta os valores de potencial-padrão para algumas semirreações.

Considerando os dados da tabela e que o experimento tenha sido realizado nas condições ambientes, escreva a equação global da reação responsável pelo acendimento da lâmpada e calcule a diferença de potencial (ddp) teórica da bateria montada pelo estudante.