Colégios Vicentinos

[Rosquinhas Vicentinas]

Videoaulas

Eletroquímica.

Eletroquímica.

Nessa aula, o professor Vanderlei Paulo usa uma questão do vestibular da Unesp como exemplo  para calcular a DDP de uma pilha simples, semelhante adotada por Alessandro Volta em 1800, e mostra como descobrir a equação global da reação.
Veja a questão:
 

(Unesp 2015) Em um laboratório didático, um aluno montou pilhas elétricas usando placas metálicas de zinco e cobre, separadas com pedaços de papel-toalha, como mostra a figura 1.
Utilizando três pilhas ligadas em série, o aluno montou o circuito elétrico esquematizado, a fim de produzir corrente elétrica a partir de reações químicas e acender uma lâmpada.

Com o conjunto e os contatos devidamente fixados, o aluno adicionou uma solução de sulfato de cobre CuSO4 aos pedaços de papel-toalha de modo a umedecê-los e, instantaneamente, houve o acendimento da lâmpada.
 
A tabela apresenta os valores de potencial-padrão para algumas semirreações.


Considerando os dados da tabela e que o experimento tenha sido realizado nas condições ambientes, escreva a equação global da reação responsável pelo acendimento da lâmpada e calcule a diferença de potencial (ddp) teórica da bateria montada pelo estudante.

Veja Também

[Eletrodinâmica 3 ]

Eletrodinâmica 3

Saiba mais sobre Resistores Equivalentes

> Saiba mais

[Eletrodinâmica 2 ]

Eletrodinâmica 2

Saiba como calcular DDP e potência

> Saiba mais

Mais Notícias
[Lista de Exercícios]

Cursos

[Berçário]

Berçário

[Educação Infantil]

Educação Infantil

[Fundamental I]

Fundamental I

[Fundamental II ]

Fundamental II

[Ensino Médio]

Ensino Médio

[Integral]

Integral

[Cursos Extras]

Cursos Extras

[Editora Vicentinos]

Informações de Contato