Colégios Vicentinos - O que Rolou

Alunos Medalhistas na 5ª Olimpíada Geo-Brasil

Estudantes dos Colégios Vicentinos conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia.

Novamente os estudantes dos Colégios Vicentinos conquistaram medalhas na 5ª Olimpíada Brasileira de Geografia (Geo-Brasil). A edição deste ano contou com três fases iniciais on-line, num total de 50 questões respondidas durante o mês de agosto. Participaram alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio por meio de equipes formadas por três alunos cada. Ao todo, os Colégios Vicentinos participaram com 38 equipes e 114 estudantes, resultando em cinco equipes medalhistas, sendo quatro de bronze e uma de prata.

Fica o agradecimento a todos os alunos e professores que participaram dessa edição da Olimpíada, demonstrando a importância do ensino de Geografia na educação básica brasileira, sobretudo no sentido de proporcionar condições para a formação de cidadãos capazes de lidar com os desafios atuais e futuros das relações entre sociedade e natureza.

Para a professora de Geografia, Fernanda Mangabeira Fialho, o bom desempenho dos alunos dos Colégios Vicentinos na Geo-Brasil deve-se, primeiramente, ao interesse, dedicação e autonomia dos alunos participantes. Outro fator importante é a proximidade entre o perfil das provas da Olimpíada e as aulas de Geografia, pois se procura sempre apresentar a aplicabilidade dos conteúdos, utilizando diversos recursos didáticos, como mapas, gráficos, tabelas, fotografias. Dessa forma, o aluno vicentino já está familiarizado com questões contextualizadas com a realidade.