Colégios Vicentinos - O que Rolou

Workshop Vicentino

Workshop Vicentino conta com a presença de venezuelanos e haitianos.

No dia 26 de março de 2018, foi realizado no Colégio São Vicente de Paulo, em Jundiaí, o 1º Workshop Vicentino, que teve como tema os “Múltiplos olhares sobre a América Latina”. O evento foi organizado e conduzido pelo coordenador de Geografia (Ensino Fundamental e Médio) dos Colégios Vicentinos, o Prof. André Conceição, com o apoio e participação dos professores Aline Trombini e Erick Aurélio.

A atividade foi direcionada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio São Vicente e Francisco Telles, como complemento aos estudos da série e para atender a matriz curricular do sistema de ensino do pH.

Na ocasião, os alunos tiveram uma aula integrada sobre diferentes aspectos da América Latina, iniciando com a apresentação do Prof. André, que abordou sobre os aspectos naturais e diferentes paisagens que compõem essa porção continental. Posteriormente foi a vez da Profa. Aline explicar sobre a formação histórica e territorial da América Latina, destacando suas principais atividades econômicas. Por fim, o Prof. Erick apresentou sobre a atual regionalização dessa parte da América, ressaltando o fato do Brasil integrar a América Latina e representar uma região à parte, devido suas particularidades culturais, sobretudo à língua.

Após tais apresentações, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir o relato de uma família de venezuelanos e um grupo de haitianos de como é a vida em seus respectivos países. Atualmente todos vivem no Brasil, e em suas falas puderam estabelecer comparações com a realidade e cultura brasileira. Ao final, questões políticas, naturais, sociais e econômicas foram discutidas, contando com a participação e envolvimento de professores e alunos.

Para o Prof. André o evento proporcionou uma experiência muito valiosa aos nossos alunos, envolvendo o relato de representantes latino-americanos, fato que contribuiu para trocas de experiências e integração cultural. Além disso, aproximou o conteúdo sobre a América Latina da realidade dos alunos, facilitando um aprendizado mais significativo.