Colégios Vicentinos - NVV Notícias

NVV Notícias

Enem 2017

Inscrições para o Enem 2017 podem ser feitas até as 23h59 do dia 19/05.
Os interessados devem se inscrever pela internet no site do exame: http://enem.inep.gov.br/participante/
Neste ano, a taxa tem o valor de R$ 82 e deve ser paga até o dia 24 de maio.

A nova edição terá mudanças no processo de inscrição e no modelo de realização das provas.
Pela primeira vez, o Enem deve ocorrer em dois domingos, 5 e 12 de novembro, e não mais em um só fim de semana.

A mudança ocorre após uma consulta pública elaborada em 2016 pelo Ministério da Educação, que teve mais de 600 mil contribuições.
Os resultados do Enem 2017 serão divulgados no dia 19 de janeiro de 2018.

O MEC ainda anunciou que deixará de divulgar os dados do Enem, como as notas e o desempenho no exame, por escola.
Os cadernos de prova serão personalizados. Os candidatos receberão cadernos de questões com identificação de nome e número de inscrição, juntamente com os cartões de resposta, encartados dentro da própria prova.

A redação, antes realizada no segundo dia do Enem, passará a ser realizada no primeiro dia do exame, juntamente com as provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, serão realizadas as provas de Matemática e Ciências da natureza e suas tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.

Alunos com problemas de saúde, como diabetes e problemas de tireoide, por exemplo, que necessitem de um tempo adicional para a realização da prova deverão fazer esse pedido no ato da inscrição. Antes, a solicitação podia ser feita pelo candidato no momento do teste.

A partir desse ano, o Enem não servirá mais como certificação do ensino médio. De acordo com o MEC, o Enem não é um exame adequado para fazer esse tipo de avaliação, que voltará a ser feita pelo Encceja (Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos), realizado pelos Estados e municípios.

Para saber mais sobre o trabalho realizado nos Colégios Vicentinos para preparar o aluno para o Enem, assista ao vídeo