Colégios Vicentinos - NVV Notícias

NVV Notícias

Enem 2017

O Ministério da Educação anunciou uma série de alterações na aplicação do Enem 2017. Uma delas é que a prova será feita em dois domingos consecutivos e não mais em um único fim de semana. De acordo com o MEC, as mudanças foram feitas com base em uma consulta pública realizada na internet com mais de 600 mil pessoas.

Confira as alterações:

Dias de provas
Na edição deste ano, o exame será aplicado em dois domingos – nos dias 5 e 12 de novembro de 2017. O primeiro domingo, 5 de novembro, será dedicado para as provas de redação, ciências humanas e linguagens, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, 12 de novembro, serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos.

Certificado para o Ensino Médio
Com a mudança, o Enem deixa de ser usado como certificado do Ensino Médio. A partir de agora, o certificado volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), em parceria com estados e municípios.

Cadernos de questões
A partir desta edição, os candidatos receberão cadernos de questões e cartões de resposta identificados com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova.

Período de inscrições
As inscrições para o Enem 2017 serão de 8 a 19 de maio. A publicação do edital deve acontecer até o dia 10 de abril.

Isenção da taxa de inscrição
Estão isentos do valor da inscrição apenas os alunos que concluirão o ensino médio em escolas públicas e pessoas contempladas pela Lei 12.799/2013, que versa sobre o assunto. Também passam a ser beneficiados os cadastrados no CadUnico, junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Reforma Agrária.

Divulgação do resultado
O resultado será divulgado em 19 de janeiro de 2018.

Nos Colégios Vicentinos, os alunos contam com uma ferramenta digital que facilita a identificação de pontos fracos e o direcionamento dos estudos para um melhor desempenho no Enem.
Assista ao vídeo e saiba como funciona o simulado que oferecemos a nossos estudantes.