Colégios Vicentinos - NVV Notícias

NVV Notícias

Gincana Esportiva e Cultural

Os Colégios Vicentinos vivenciaram momentos inesquecíveis de competição e de cooperação entre os dias 23 e 25 de maio. Os nossos alunos aprendem desde cedo que, mais do que competir, o trabalho de equipe é o mais importante na tradicional Gincana Esportiva e Cultural, realizada há mais de 70 anos.

Esse projeto educacional e pedagógico é voltado aos alunos do Ensino Médio que são liderados pelos estudantes da 3ªsérie. Divididos em equipes, representadas por cores, eles são motivados a participar de várias atividades que exigem iniciativa, trabalho em equipe e cooperação entre eles.

As atividades desenvolvidas englobam as modalidades esportivas, testes de conhecimentos gerais, apresentações artísticas/ culturais e gestos concretos de solidariedade, por meio de ações filantrópicas.

Neste ano, além da arrecadação de alimentos, a solidariedade chegou também aos bancos de sangue. Em uma das etapas da Gincana, as equipes foram desafiadas a angariar doadores para os bancos de sangue da cidade. O resultado desse trabalho é recompensador. Além dos 17 mil quilos de alimentos arrecadados e distribuídos nas obras sociais, muitas vidas foram salvas.

O tema deste ano deu ênfase aos esportes paralímpicos. Vôlei sentado e goalball foram algumas das modalidades disputadas. O objetivo da escolha desse tema é promover nos alunos o respeito e a conscientização da importância de uma sociedade inclusiva, comprometida com as minorias e não apenas com as pessoas portadoras de deficiência.

A Gincana Cultural e Esportiva é um dos vários projetos que desenvolvemos, com a certeza de que colaboramos efetivamente na formação consciente e responsável dos nossos jovens, o futuro das gerações.