Colégios Vicentinos - Robótica

Alunos vicentinos têm aulas de Robótica a partir dos 4 anos.

Nos Colégios Vicentinos, a Robótica é disciplina regular. As crianças têm contato com o tema desde a Educação Infantil até o 7º ano.
Robótica consiste na ciência e na técnica de concepção, construção e utilização dos robôs. Toda robótica reúne três elementos: a mecânica, a eletrônica e a programação. Assim, sempre que houver a possibilidade de controlarmos uma máquina de forma inteligente, estaremos diante de um equipamento robótico.
Na Rede Vicentina, as aulas de Robótica dão espaço ao aluno para construir e redescobrir soluções em equipe, melhorar o raciocínio lógico, estimular a criatividade, e despertar o interesse pelo conhecimento e pela importância da tecnologia.
Desde 2011, utilizamos como base de ensino o inédito projeto MONTAR, desenvolvido e produzido pela Editora Vicentinos.
Nossas aulas fazem parte de uma proposta de trabalho inovadora e apaixonante, elaborada com rigor pedagógico aliado ao espírito criativo e ao caráter lúdico.
Cada módulo do projeto organiza um conjunto de atividades articuladas oferecendo estratégias eficientes para o ensino de habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento e aprendizagem das crianças.
O caráter lúdico das atividades do Projeto MONTAR promove e valoriza a iniciativa, a imaginação e o desenvolvimento intelectual dos alunos.
Na Educação Infantil, dos 4 aos 6 anos, as crianças têm aulas de iniciação à robótica. Nesse estágio, começam a desenvolver resiliência, capacidade de lidar com o erro e com o “não”, trabalhos em grupo e noções de organização e sequência de trabalho. Tudo baseado na montagem em módulos.
Além dos livros, módulos, vídeos e CDs, utilizamos, para as construções das montagens, materiais como: blocos de montar de diversos tamanhos, materiais recicláveis, caixas de papelão, caixas de leite, garrafas PET, tampinhas de garrafas plásticas, rolinhos de papel higiênico, embalagens em geral, materiais escolares, argila, massa de modelagem, papéis variados, entre muitos outros.
Do 1º ao 4º ano, os alunos continuam com as montagens, mas passam a trabalhar também com a mecanização. Tudo integrado ao conteúdo regular de Ciências e Matemática.
No 5º e 6º anos, a motorização divide espaço com a programação e, no 7º ano, os alunos ganham mais uma habilidade, a de desenvolver games nas aulas de robótica.

[Curso Extra de Teatro (Fund. II) - Passalacqua]

Curso Extra de Teatro (Fund. II) - Passalacqua